Visita ao Memorial Teotônio Vilela Reviewed by Praias Alagoanas on . Dedicado ao político e empresário Teotônio Vivela, o Memorial homônimo é uma das atrações que nenhum turista ou mesmo morador de Maceió pode deixar de visitar. Dedicado ao político e empresário Teotônio Vivela, o Memorial homônimo é uma das atrações que nenhum turista ou mesmo morador de Maceió pode deixar de visitar. Rating: 0
Você está aqui:Home » Maceió » Passeios em Maceió » Visita ao Memorial Teotônio Vilela

Visita ao Memorial Teotônio Vilela

Dedicado ao político e empresário Teotônio Vivela, o Memorial homônimo é uma das atrações que nenhum turista ou mesmo morador de Maceió pode deixar de visitar.

O Memorial fica na praia da Pajuçara. Famosa por seu mar de água morna e cristalina e suas piscinas naturais, Pajuçara fica localizada na orla central de Maceió, bairro de classe média alta e sempre cheio de turistas devido à grande concentração de hotéis na região. De fácil acesso, é possível chegar à Pajuçara de táxi, caminhando ou pedalando enquanto se aprecia as maravilhas do litoral alagoano.

Inaugurado em 25 de abril de 2005, à primeira vista o Memorial impressiona pela grande escultura presente em sua parte superior externa, esculpida por Mestre Antônio Deodato, na qual o artista representa Teotônio Vivela soltando um pombo, metaforizando a luta incansável do Menestrel pela paz.

Em termos arquitetônicos o Memorial não é menos impressionante: projetado por Oscar Niemeyer, o prédio é a primeira obra do renomado arquiteto em terras nordestinas e traduz perfeitamente a essência do homenageado: na parte exterior há uma grande estrutura branca repleta de curvas, característica marcante da obra de Niemeyer e condizente com a rica e bem sucedida carreira de Teotônio Vilela; já na parte interior há predomínio de linhas retas e simples, traduzindo o íntimo do político e focando o olhar para o que lá está exposto.

O Memorial conta com um grande vitral da artista plástica Marianne Peretti, obra extremamente simbólica, já que traz uma representação da bandeira do Brasil com o nome “Teotônio Vilela” no lugar dos dizeres “ordem e progresso”, sua imagem é refletida no chão e nas paredes do prédio. Há uma linha do tempo contando toda a trajetória do Menestrel, perpassando todas as épocas de sua vida, ricamente contada através de textos e fotografias. Ao final dela, há objetos pessoais do homenageado, como sua bengala, seu óculos de aro grosso e o inseparável chapéu.

Uma visita ao Memorial Teotônio Vilela é essencial para quem é morador ou visita Maceió. Seja por sua importância para a história da democracia brasileira ou seja pela combinação perfeita entre o simples e o grandioso.

Aberto diariamente das 9h às 21h. Entrada gratuita.

Memorial Teotônio Vilela 1. Foto Praias Alagoanas

Foto: Praias Alagoanas

Memorial Teotônio Vilela 2. Foto Praias Alagoanas

Foto: Praias Alagoanas

Memorial Teotônio Vilela 3. Foto Praias Alagoanas

Foto: Praias Alagoanas

Memorial Teotônio Vilela 4. Foto Praias Alagoanas

Foto: Praias Alagoanas

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title