Home
Visita ao Memorial à República Reviewed by Praias Alagoanas on . Memorial conta a história do Brasil desde a proclamação da República. O Memorial à República é um dos passeios imperdíveis para quem for visitar Maceió, no esta Memorial conta a história do Brasil desde a proclamação da República. O Memorial à República é um dos passeios imperdíveis para quem for visitar Maceió, no esta Rating: 0
Você está aqui:Home » Maceió » Passeios em Maceió » Visita ao Memorial à República

Visita ao Memorial à República

Memorial conta a história do Brasil desde a proclamação da República.

O Memorial à República é um dos passeios imperdíveis para quem for visitar Maceió, no estado de Alagoas. O espaço, de 3.600 m², está localizado na Avenida da Paz, s/n, no bairro de Jaraguá, região histórica da cidade. O seu acervo é dedicado a contar um pouco sobre a trajetória da Republica. Planejado pelo arquiteto Alex Barbosa e fundado em 15 novembro de 2005 para as comemorações de 116 anos da Proclamação da República, o primeiro andar do museu tem uma bela vista para o porto. Nesse nível, também ao ar livre, estão todas as 27 bandeiras dos estados da federação.

Com o mar ao fundo, a área é uma das preferidas dos turistas na hora de fotografar a atração. Ali encontram-se ainda duas estátuas de bronze em homenagem aos marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, os primeiros presidentes do Brasil. Essa sucessão e todas as principais mudanças políticas do final do século XIX são contadas por uma exposição de grandes painéis. Entre as informações mais interessantes que o museu traz está a história de símbolos nacionais como o hino e a bandeira. É possível descobrir, por exemplo, qual estrela cada estado do país representa.

No subsolo, destaca-se a chamada “Sala Verde”, ou Galeria dos Presidentes Republicanos, com um grande brasão da República fixado no teto. No mesmo ambiente, o público pode ver as fotos de todos os 35 presidentes do Brasil. Esses registros são parte da coleção permanente do Memorial, que abriga material que antes pertencia ao Museu da República, do Rio de Janeiro. Outra fonte de acervo são os centros históricos do próprio estado de Alagoas. O espaço conta também com um auditório para receber palestras e apresentações variadas. Por fim, há salas destinadas às exposições itinerantes e uma loja.

Para que os interessados tirem um proveito ainda maior da experiência, funcionários da Secretaria de Estado da Cultura estão à disposição dos turistas e frequentadores durante a visitação. Estima-se que, no período de alta temporada, o museu receba cerca de 800 pessoas por dia. O Memorial funciona de terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, ele fica aberto das 14h às 17h. É possível fazer agendamento para visitas de escolas e faculdades. A entrada no Memorial é gratuita.

Memorial à República 8. Foto Praias Alagoanas

Foto: Praias Alagoanas

Memorial à República 6. Foto Praias Alagoanas

Foto: Praias Alagoanas

Memorial á República 3. Foto Fotonoar

Foto: Fotonoar

Memorial à República 5. Foto Ascom Secult

Foto: Ascom Secult

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo