Tour pelas Ruínas do Mosteiro de São Bento, em Maragogi Reviewed by Praias Alagoanas on . Maragogi, um município do litoral de Alagoas, a 125 quilômetros de Maceió, é já um conhecido ponto turístico no estado por sua grande beleza natural e por suas Maragogi, um município do litoral de Alagoas, a 125 quilômetros de Maceió, é já um conhecido ponto turístico no estado por sua grande beleza natural e por suas Rating: 0
Você está aqui:Home » Litoral Norte » Maragogi » Passeios em Maragogi » Tour pelas Ruínas do Mosteiro de São Bento, em Maragogi

Tour pelas Ruínas do Mosteiro de São Bento, em Maragogi

Maragogi, um município do litoral de Alagoas, a 125 quilômetros de Maceió, é já um conhecido ponto turístico no estado por sua grande beleza natural e por suas praias lindíssimas, sem contar seu passado de extrema importância para a história do país. Parte desse histórico inclui a origem do nome de uma das mais belas praias, São Bento: um sertanejo, ao chegar na região, fez uma promessa ao santo para se livrar de uma epidemia da qual vinha fugindo, e após ser curado, cumpriu com o que havia prometido: construiu uma igreja para São Bento e este se tornou um local de referência.

Mais tarde, durante os séculos XVII e XVIII, a igreja – ou, melhor dizendo, o mosteiro – passou a ser usado por monges beneditinos e a servir de abrigo para viajantes católicos durante suas peregrinações entre o interior e o litoral. Os monges da Ordem de São Bento (ou Ordem Beneditina) são conhecidos por perpetuarem e agirem de acordo com preceitos como a castidade, a obediência, a oração e o trabalho, além de ser obrigatório para eles a ajuda a peregrinos e pobres e o apoio total ao ensino. Ora et labora – reze e trabalhe – é o princípio fundamental de Bento, e graças a isso, mosteiros de todo lugar são sinônimos de uma fé intrínseca e de vigília constante. Tanto para católicos quanto para não católicos, esse tipo de mosteiro, com o conhecimento prévio do que ele significou, sempre passa uma sensação de paz e de surpresa. A ideia de que tais monges viveram, oraram e construíram sua comunidade ali é de uma magnitude estranha e bela.

Em Maragogi, o mosteiro já citado foi abandonado com o tempo, mas suas ruínas, ainda reconhecíveis, estão abertas para visitação. Nelas, além da possibilidade de ver como era o mosteiro por dentro e por fora, existem também algumas catacumbas de monges que foram enterrados no local. Mesmo para quem não se interessa tanto pela história deste templo religioso, ou quem quer um motivo a mais para visitar o mosteiro, a vista panorâmica da praia e a calma noturna que se faz presente em dias abertos são razões mais do que suficientes para apreciar esse ponto turístico e histórico de Alagoas.

Mosteiro de São Bento 1. Foto caminhosdasalagoas

Foto: caminhosdasalagoas

Mosteiro de São Bento 4. Foto Fotostrada

Foto: Fotostrada

Mosteiro de São Bento 3. Foto Fotostrada

Foto: Fotostrada

Mosteiro de São Bento 7. Foto Fotostrada

Foto: Fotostrada

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title