Home
Pontal do Peba e suas dunas até a foz do rio São Francisco Reviewed by Praias Alagoanas on . A Praia do Pontal do Peba é linda, exótica, desertificada, com enormes dunas, rio e a mais extensa de Alagoas. É a última do litoral sul do Estado. Aqui é onde A Praia do Pontal do Peba é linda, exótica, desertificada, com enormes dunas, rio e a mais extensa de Alagoas. É a última do litoral sul do Estado. Aqui é onde Rating: 0
Você está aqui:Home » Litoral Sul » Piaçabuçu » Praias em Piaçabuçu » Pontal do Peba e suas dunas até a foz do rio São Francisco

Pontal do Peba e suas dunas até a foz do rio São Francisco

Praia do Pontal do Peba é linda, exótica, desertificada, com enormes dunas, rio e a mais extensa de Alagoas. É a última do litoral sul do Estado.

Aqui é onde há o encontro do rio São Francisco com o Oceano Atlântico, que juntos formam um lindo espetáculo da natureza.

Partindo do Pontal do Peba, casas de nativos, veraneio e barezinhos próximos ao oceano tornam bela a área habitada.

A praia tem larga faixa de areia batida e trechos fofos. A junção do mar e rio favorece a reprodução de peixes e crustáceos, o que atrai pescadores o ano todo.

Uma das cenas que chama muita atenção são as enormes dunas, que sinalizam o início do mar agitado e a vasta área desertificada.

Em direção à foz do rio São Francisco, são aproximadamente 18 quilômetros de pura desertificação, o cenário é fascinante; a impressão que se tem nesta área é a de ser o único habitante do planeta.

Ainda em direção à foz do São Francisco, o Farol da Barra dá sinal de existência humana além de guiar embarcações.

O Pontal do Peba é uma Área de Proteção Ambiental (APA) – local de desova de tartarugas e pouso de aves migratórias.

Nos passeios de barco até à foz, avista-se ao longo do percurso as dunas, as piscinas naturais, mangues e coqueirais.

As embarcações ancoram perto da foz e os visitantes podem aproveitar o tempo para caminhar pelas dunas até o encontro das águas do rio com as do Oceano Atlântico e se banhar nas piscinas naturais que se formam à beira-mar com a maré baixa. Há tanta beleza natural em volta que chega a ser inacreditável a existência de um local como este.

Para quem tem receio de fazer passeios de barco, há a opção de chegar até à foz do rio São Francisco de buggy pela praia do Pontal do Peba. O que não se pode é deixar de conhecer esse pedaço de paraíso acessível aos mortais.

Fique de olho na maré. O passeio de buggy somente é realizado quando está baixa.

Quer ir por conta própria até a foz? Vá, mas, somente de carro com tração 4×4. Não ouse colocar o carro de passeio na areia, pois as chances de atolar são muitas.

Experimente voar de parasail (paraquedas ascendente rebocado pelo superbuggy). Um cabo eleva o paraquedas em uma altitude de até 50 metros, de onde se tem uma extraordinária vista das dunas, dos coqueirais e da praia, além da gostosa sensação de estar voando.

E para completar a aventura pela região, além de fazer o passeio à foz do Rio São Francisco de catamarã, de buggy e superbuggy – adaptado com banco superior para mais três ocupantes, há ainda o passeio pelas dunas e coqueirais da APA, incluindo uma caminhada até o mirante das dunas, onde os visitantes podem escorregar nos montes de areia de “esquibunda” (sentado sobre uma prancha) ou de “esquipança” (de barriga sobre a prancha). No final do dia, o pôr do sol visto das dunas é inesquecível e um dos mais belos do Estado.

Provando em vários aspectos suas belezas naturais, o Pontal do Peba entra de vez na galeria das mais lindas praias do litoral alagoano.

Praia do Pontal do Peba 9. Foto Pousada Praiana

Foto: Pousada Praiana

Dunas do Pontal do Peba 2. Foto Reprodução

Foto: Divulgação

Praia do Pontal do Peba 1. Foto Gleide Gomes

Foto: Gleide Gomes

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo