Home
Passeio pelo centro histórico de Penedo Reviewed by Praias Alagoanas on . O estado brasileiro de Alagoas é conhecido por suas praias e outras belezas naturais, além de sua culinária típica e rica formação cultural. Porém, uma cidade a O estado brasileiro de Alagoas é conhecido por suas praias e outras belezas naturais, além de sua culinária típica e rica formação cultural. Porém, uma cidade a Rating: 0
Você está aqui:Home » Rio São Francisco » Penedo » Passeios em Penedo » Passeio pelo centro histórico de Penedo

Passeio pelo centro histórico de Penedo

O estado brasileiro de Alagoas é conhecido por suas praias e outras belezas naturais, além de sua culinária típica e rica formação cultural. Porém, uma cidade alagoana em especial, destaca-se pela riqueza histórica e seus passeios pra lá de especiais. Esse lugar é Penedo, município que fica ao sul do estado em questão e que, atualmente, conta com uma população de cerca de 63 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasil de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao passear por Penedo, os visitantes terão acesso a um acervo histórico extremamente bem preservado e encontrarão diversos itens que foram utilizados durante a hospedagem de Dom Pedro II no local, no ano de 1859. Até hoje, acredita-se que o mesmo Dom Pedro II teria dito que a cidade é tão bonita que merecia ser a capital do País.

Mas, especulações a parte, uma visita a Penedo é praticamente uma obrigação para turistas que estão no estado de Alagoas e que querem conhecer um pouco mais de uma história local, integrante importante de uma cultura maior que é a de nosso país.

Uma boa pedida é o passeio pelo centro histórico da cidade, que geralmente tem como ponto de partida a Praça 12 de Abril, local que abriga a Igreja Nossa Senhora da Corrente, que data de 1729. Já nessa construção, os turistas têm acesso a ricos detalhes que seguem o estilo barroco, com azulejos originais portugueses e um altar de encher os olhos, todo folheado a ouro.

Já na Praça Barão de Penedo é possível conhecer o chamado Oratório dos Condenados à Forca que, como o próprio nome diz, era onde os prisioneiros faziam suas orações antes de serem executados. O oratório foi construído em 1769.

Para quem busca uma edificação no estilo rococó, basta um pouco mais de caminhada até a Praça Rui Barbosa para conhecer o Convento de São Francisco e Igreja de Santa Maria dos Anjos, ambos construídos dos 1660 até 1759. No local, além da construção especial, também estão expostas obras sacras e móveis antigos.

Para que o passeio fique ainda mais completo e rico, é indispensável a ida até a Igreja do Rosário dos Pretos, Teatro Sete de Setembro e Igreja de São Gonçalo Garcia.

cats1

Foto: Francisco Aragão/Flickr

cats2

Foto: Alex Ucha

cats3

Foto: Luis Morais/Viajeaqui

cats4

Foto: Francisco Aragão/Flickr

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo