Passeio pelo bairro histórico de Jaraguá Reviewed by Praias Alagoanas on . Quem ainda não conhece a cidade de Maceió, não deve ter ouvido falar no bairro histórico de Jaraguá. Pode se definir como um lugar ideal para um passeio tranqui Quem ainda não conhece a cidade de Maceió, não deve ter ouvido falar no bairro histórico de Jaraguá. Pode se definir como um lugar ideal para um passeio tranqui Rating: 0
Você está aqui:Home » Maceió » Passeios em Maceió » Passeio pelo bairro histórico de Jaraguá

Passeio pelo bairro histórico de Jaraguá

Quem ainda não conhece a cidade de Maceió, não deve ter ouvido falar no bairro histórico de Jaraguá. Pode se definir como um lugar ideal para um passeio tranquilo e que transmite um extenso conhecimento histórico da região nordestina. Apesar de ter passado por muito descaso, hoje se tornou um ótimo ponto de encontro e diversão.

Pode-se dizer que o início da região foi neste bairro, pois o porto permitiu um nível de desenvolvimento comercial na cidade, disputando até mesmo com o próprio centro. Costumava ser um pólo onde todos os negócios se concentravam, fazendo com que o porto fosse mais frequentado por consumidores do que no centro. Depois este fluxo se reverteu, e Jaraguá é hoje uma variedade de estabelecimentos e locais de visitação.

Jaraguá foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Alagoas, representa o berço da história e desenvolvimento de Maceió.

A Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo costumava ser muito frequentada por religiosos do bairro, mas passou um tempo fechada, devido à falta de fiéis que frequentassem o local. Mas atualmente, graças à ajuda de alguns moradores, fiéis e pessoas da comunidade em geral, restaurou-se e recebe muitos visitantes.

O grande comércio, que possui consultórios, lojas, entre outros, instalou-se nas antigas casas residenciais, e em poucas ruas é que se mantiveram alguns moradores. A tendência é só aumentar a recepção de turistas, visitantes e moradores no bairro, e há um projeto em andamento para melhorar ainda mais o local. A ideia é focar nas áreas de lazer e cultura, investimentos que trarão muitas vantagens para a região.

Na década de 90 foi realizada uma revitalização de Jaraguá, onde foi feita a restauração de casas e ruas. Algumas boates e casas noturnas de shows foram abertas e instalou-se também a Faculdade de Alagoas (FAL), que aumentou o movimento de jovens no local. Além disso, já havia caixas bancárias no bairro, mas este número também aumentou.

O que se pode encontrar então no bairro? A sede da prefeitura, o Museu de Arte Brasileira, que se tornou um lugar interessantíssimo de visitação, pois valoriza e agrega um acervo da arte nordestina, com pinturas, esculturas, entre outros. Estas obras do Museu vieram do Brasil e também de outros países entre os séculos dezessete e vinte. É uma instituição na década de oitenta, criada por Pierre Chalita, colecionador e pintor ligado à semana de arte moderna de 1922. É possível encontrar também durante este passeio a Associação Comercial de Maceió e o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – Centro de Convenções, onde fica localizado o Teatro Gustavo Leite. Considerado um espaço moderno, com boa estrutura para receber o público, conta com apresentações artísticas, exposições, festivais de cinema, música, etc., e atrai visitantes de todos os cantos, projetado para receber eventos diversos de grande porte na cidade.

No Jaraguá você irá encontrar outras construções belíssimas, como a Fundação Teotônio Vilela, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Museu da Imagem e do Som (MISA), Praça Dois Leões e o Memorial à República.

Se você ainda não conhece, faça um passeio pelo bairro de Jaraguá. Aproveite as riquezas locais e reviva a história de Maceió.

Jaraguá - Museu da Imagem e do Som 1

Foto: Divulgação

Jaraguá - Associação Comercial 1

Foto: Divulgação

Jaraguá - Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo 1

Foto: Divulgação

Jaraguá - Museu da Arte Brasileira 1

Foto: Divulgação

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title