Passeio pela Trilha dos Caetés acontece através do mangue Reviewed by Praias Alagoanas on . A trilha batizada de Caetés, no município de Jequiá da Praia, em Alagoas, é uma ótima alternativa para quem busca contato com a natureza, belíssimas paisagens, A trilha batizada de Caetés, no município de Jequiá da Praia, em Alagoas, é uma ótima alternativa para quem busca contato com a natureza, belíssimas paisagens, Rating: 0
Você está aqui:Home » Passeios em Geral » Passeio pela Trilha dos Caetés acontece através do mangue

Passeio pela Trilha dos Caetés acontece através do mangue

A trilha batizada de Caetés, no município de Jequiá da Praia, em Alagoas, é uma ótima alternativa para quem busca contato com a natureza, belíssimas paisagens, diversidade natural e, ainda, um ambiente tranquilo e pacato, longe da rotina e das loucuras de uma cidade grande. Toda a trilha possui mais de 700 metros e as saídas dos grupos variam de acordo com a época do ano, tendo início entre 08h/10h indo até 15h/17h.

O passeio pela Trilha dos Caetés acontece através do mangue da Lagoa de Jequiá. Ali você tem contato com a cultura da pesca dos caranguejos e, ainda, termina o passeio banhando-se na lama, o que para muitas culturas significa a purificação do corpo e da alma e o início de um novo ciclo vital.

De barco até certo ponto

Quando a âncora é lançada na Lagoa de Jequiá você já sabe que, daquele ponto em diante a trilha será feita a pé. A beleza dos caranguejos e do mangue já pode ser sentida na pele, pois todo o passeio ocorrerá na lama. Portanto, se você não gosta de se sujar evite-o. Mas se o seu lema é “diversão pela diversão”, prepare o seu maiô, biquíni ou sunga e aproveite o que de melhor a natureza de Jequiá da Praia tem a lhe oferecer.

Por ser uma densa floresta de mangues o caminho vai ficando cada vez mais estreito (e bonito). É nesse trecho que surge a espécie de caranguejo chamado Aratu. De cor vermelha e movimentos ligeiros, perspicaz, muitos dizem que esse caranguejo parece olhar para os visitantes como se entendesse que ele é o centro das atenções. Mas a pesca desse tipo de caranguejo é proibida no local, por se tratar de uma área de preservação ambiental.

Os catadores de caranguejos estão presentes no passeio e servem como guias e orientadores durante todo o trajeto. Eles ainda capturam algumas espécies para que sejam fotografadas e logo a devolvem ao mangue, zelando assim por suas vidas e espécies.

E para terminar o passeio há o tradicional banho de lama. Uma espécie de buraco, ao fim da trilha serve como uma piscina aos turistas. Ali você pode ter a sensação (apenas a sensação) de que será engolido pelo mangue. Os risos e a descontração são constantes, pois as pessoas se pintam de lama, jogam lama umas nas outras etc. Tudo com a máxima segurança que um passeio desse tipo exige.

z - Trilha dos Caetés 1. Foto Walter Javier-TripAdvisor - ok

Foto: Walter Javier/TripAdvisor

Trilha dos Caetés 2. Foto Blog TNH1

Foto: Blog TNH1

z - Trilha dos Caetés 3. Foto Site Pousada Dunas de Marape - ok

Foto: Pousada Dunas de Marapé

z - Trilha dos Caetés 4. Foto Site Pousada Dunas de Marape

Foto: Pousada Dunas de Marapé

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title