Pantanal Alagoano, um destino de ecoturismo Reviewed by Praias Alagoanas on . Quem ouve a respeito de destinos para Alagoas com certeza deve ter recebido como indicação a cidade histórica de Penedo. Porém, mais ao sul do Estado encontra-s Quem ouve a respeito de destinos para Alagoas com certeza deve ter recebido como indicação a cidade histórica de Penedo. Porém, mais ao sul do Estado encontra-s Rating: 0
Você está aqui:Home » Rio São Francisco » Penedo » Passeios em Penedo » Pantanal Alagoano, um destino de ecoturismo

Pantanal Alagoano, um destino de ecoturismo

Quem ouve a respeito de destinos para Alagoas com certeza deve ter recebido como indicação a cidade histórica de Penedo. Porém, mais ao sul do Estado encontra-se a Várzea de Marituba do Peixe, ou Pantanal Alagoano. O local é perfeito se o turista deseja uma imersão verdadeira na cultura do Estado. Vale a pena saber mais deste destino.

Com locais ricos em fauna e flora, toda a região é protegida pelo APA, Área de Proteção Ambiental. Assim, asseguram que a beleza local continue intacta. Outro ponto forte são as comunidades ribeirinhas, as quais produzem artesanatos regionais. Para os turistas, há opções: algumas regiões são próprias para banho. Outras, para a prática de pesca artesanal – na qual o peixe é devolvido ao rio. Para observadores, aves, pássaros e animais silvestres enchem o local de vida e beleza.

Sua fauna é variada, sendo um local buscado por biólogos, pois sua biodiversidade é surpreendente. Animais silvestres, plantas. Tudo parece favorecer ao descanso e paz. Na região, há uma palmeira típica chamada Ouricuri. A partir da palha desta palmeira é elaborado o artesanato local, a arte do trançado. Através desta técnica, passada de gerações para gerações, são feitas bolsas ecológicas, carteiras, porta-joias e muitos outros acessórios. Por isso, quem visita o lugar acostuma-se com palhas secando em frente casinhas e familiares em frente trançando a folha.

A gastronomia é pautada pela pesca, sendo peixes da espécie piau e xira, além da mandioca, muito consumidos na região. Todo o local protegido recebe apoio para que as comunidades continuem sendo sustentadas e o Rio São Francisco continue limpo. Por isso, os visitantes devem respeitar a região, evitando poluir o local.

Há diversas agências de viagem que levam até a cidade de Penedo, na qual pode-se alugar carro para visitar a Várzea de Marituba do Peixe. A região fica a 20 KM da cidade, sendo de fácil acesso por estrada boa. Em Penedo existe uma única agência que fornece canoas para visitar a região através dos seus canais navegáveis. Outro local para conseguir canoeiros é em frente à Igreja Nossa senhora da Corrente. O passeio é feito a bordo de uma canoa e dura cerca de uma hora.

Pantanal 2. Foto David Amorim-Codevasf

Foto: David Amorim/Codevasf

Pantanal 1. Foto Marilia Santos-Codevasf

Foto: Marilia Santos/Codevasf

Pantanal 4. Foto James Barros-Codevasf

Foto: James Barros/Codevasf

Pantanal 3. Foto David Amorim-Codevasf

Foto: David Amorim/Codevasf

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title