Home
O que há de mais saboroso neste paraíso do litoral nordestino Reviewed by Praias Alagoanas on . A gastronomia de Alagoas vale uma viagem com dedicação exclusiva a experimentar a riqueza dos sabores regionais, mistura de heranças indígenas, portuguesas e af A gastronomia de Alagoas vale uma viagem com dedicação exclusiva a experimentar a riqueza dos sabores regionais, mistura de heranças indígenas, portuguesas e af Rating: 0
Você está aqui:Home » Notícias » O que há de mais saboroso neste paraíso do litoral nordestino

O que há de mais saboroso neste paraíso do litoral nordestino

A gastronomia de Alagoas vale uma viagem com dedicação exclusiva a experimentar a riqueza dos sabores regionais, mistura de heranças indígenas, portuguesas e africanas. Mas durante uma passagem breve, alguns pratos são fundamentais para assimilar o básico do paladar alagoano.

Dos índios nativos, ficou preservada a tradição da tapioca (massa feita com a goma da farinha de mandioca, mais conhecida na região como macaxeira), muito apreciada no café da manhã ou no fim de tarde na orla. Na praia de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, várias barracas vendem tapioca de todos os tamanhos e recheios — desde doces como chocolate e brigadeiro até outros mais exóticos como camarão e carne de sol.

O sururu é um dos pratos típicos. O molusco prolifera nas partes mais rasas das lagoas e cresce conforme o teor de salinidade da água, que não deve ser nem muito doce, nem muito salgada. Presente na mesa de praticamente todos os bares e restaurante da região, as opções de preparado vão desde o sururu de capote — cozido na casca em seu próprio caldo, com tomate, cebola, coentro, cebolinha e pimenta — até o sururu ao leite de coco.

Os doces regionais são outro deleite ao paladar. Cocadas, bolos, beijus, pés de moleque e balinhas de caju ficam ainda melhor em contraste com o gosto forte e flamejante da cachaça. A água de coco dispensa comentários. Nas praias, basta estender o braço para alguém oferecê-la.

O acarajé é outra delícia que não pode ser deixado de experimentar. O bolinho de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê, é recheado com vatapá, camarão seco e vinagrete. Paladares desacostumados devem responder “Não” à pergunta “Com pimenta?”, repetida pelas vendedoras nas barracas.

bolo-de-macaxeira-comidas-tipicas-2-foto-divulgacao

Foto: Divulgação

Fonte: zh.clicrbs

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo