Home
Conheça o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra Reviewed by Praias Alagoanas on . Às margens da Lagoa do Mundaú fica o bairro Pontal da Barra, um dos mais turísticos de Maceió. E o motivo que atrai tantos turistas por ano, é uma tradição bice Às margens da Lagoa do Mundaú fica o bairro Pontal da Barra, um dos mais turísticos de Maceió. E o motivo que atrai tantos turistas por ano, é uma tradição bice Rating: 0
Você está aqui:Home » Maceió » Passeios em Maceió » Conheça o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra

Conheça o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra

Às margens da Lagoa do Mundaú fica o bairro Pontal da Barra, um dos mais turísticos de Maceió. E o motivo que atrai tantos turistas por ano, é uma tradição bicentenária que hoje forma um dos principais redutos de artesãos do estado: o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra. Ele se estende por diversas ruas do bairro e conta com cerca de 280 “lojas” ambientadas nas próprias casas dos artesãos, onde é possível encontrar os mais variados tipos de arte em renda e bordados, incluindo o tradicional “Filé”, renda tecida com uma técnica especial tradicionalmente alagoana.

Planejando o Passeio

Quem visita Maceió não pode deixar de incluir no roteiro o Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra (Bairro das Rendeiras). O bairro está localizado bem pertinho do centro de Maceió, a menos de 10 minutos ao sul da cidade, para quem sai de Ponta Verde. As lojinhas do Núcleo estão abertas para visitação todos os dias, das 08h às 18h30. A circulação pelo bairro é livre, ou seja, a entrada é franca. A dica é visitar o bairro a caminho da Praia do Francês, em Marechal Deodoro, ou em algum momento do passeio pela Lagoa do Mundaú. Para quem compra, há muitas opções de artesanatos e os preços oscilam bastante, conforme a técnica utilizada e o produto em questão, mas com certeza vale o trabalho minucioso feito pelas mãos desses artistas. Além disso, a recepção é feita pelas próprias rendeiras em um clima informal e bem intimista.

Pra quem quer variedade, lá também não falta. Você vai encontrar de tudo um pouco, sempre em renda e bordados, como mantas, xales, cobertores, vestidos, vestuário em geral e tudo o que se possa imaginar feito com as técnicas tradicionais alagoanas.

Além da beleza dos artesanatos, que tornaram o lugar famoso, a sua localização é estratégica para quem vem passear em Maceió. A lagoa do Mundaú, que fica na frente do pequeno bairro, proporciona uma bela vista ao entardecer, com um pôr do sol maravilhoso. Nada melhor do que apreciar a gastronomia local como o Sururu, por exemplo, em um dos restaurantes próximos ao Núcleo e encerrar um belo dia de passeio nesse lugar encantadoramente bucólico e tipicamente brasileiro.

Pontal da Barra Artesanato 11. Foto Jonathan Lins-G1

Foto: Jonathan Lins/G1

Pontal da Barra Artesanato 12. Foto Francieli K - TripAdvisor

Foto: Francieli K./TripAdvisor

Alagoas é bonito demais

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo