Do Norte ao Sul, belezas, encantos e opções de sol em Alagoas Reviewed by Praias Alagoanas on . Alagoas ostenta, com muito charme e propriedade, o slogan "É bonito demais". São vários atrativos: cidades históricas, gastronomia, artesanato, folclore, lagoas Alagoas ostenta, com muito charme e propriedade, o slogan "É bonito demais". São vários atrativos: cidades históricas, gastronomia, artesanato, folclore, lagoas Rating: 0
Você está aqui:Home » Notícias » Do Norte ao Sul, belezas, encantos e opções de sol em Alagoas

Do Norte ao Sul, belezas, encantos e opções de sol em Alagoas

Alagoas ostenta, com muito charme e propriedade, o slogan “É bonito demais”. São vários atrativos: cidades históricas, gastronomia, artesanato, folclore, lagoas, rios e 230 km de litoral pontilhado por piscinas naturais, enriquecidas pela segunda maior barreira de corais do mundo. As praias são belíssimas, emolduradas por coqueirais, falésias coloridas e dunas, onde caprichosamente a natureza colocou, lado a lado, em perfeita harmonia. A extrema beleza das praias, a tranquilidade do mar com piscinas naturais, o verde dos coqueiros e o sol que brilha praticamente o ano inteiro contemplaram os municípios do litoral alagoano.

Maragogi

Maragogi é o segundo destino turístico de Alagoas. Destaca-se pela qualidade dos meios de hospedagem, gastronomia de frutos do mar e bolinhos de goma – também chamados de sequilhos -, artesanato confeccionado com fibra da bananeira e derivados do coqueiro. O cenário da região é paradisíaco: vila de pescadores, antigos engenhos, fazendas com reservas e trilhas de Mata Atlântica, além de abundância de coqueirais, que emolduram as praias de São Bento a Peroba, com suas águas mornas e cristalinas, que encantam os visitantes. Outro grande atrativo são as fascinantes piscinas naturais – conhecidas como galés, verdadeiros aquários formados pelas barreiras de corais.

Japaratinga

Japaratinga é um importante pólo turístico com excelente infraestrutura em restaurantes, hotéis e pousadas de charme, que fazem o diferencial na qualidade dos serviços. A beleza exótica das fazendas de coqueiros podem ser admiradas por passeios a cavalo, os rios e riachos podem ser contemplados nos passeios de barcos, temos também as praias que fascinam, a exemplo de Bitingui, Barreira do Boqueirão e Japaratinga.

Porto de Pedras

Tem uma bela paisagem entre o mar e uma encosta de pedras, além de um farol, no alto do morro, que realça ainda mais o contexto paisagístico. O cenário tropical é apaixonante. As praias de Tatuamunha e Patacho, quase intocadas, são de uma beleza incomparável. É na harmonia da natureza, entre o mar e o rio Tatuamunha, santuário do peixe-boi, que o turista contempla um belo cenário.

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres mantém um aspecto de exclusividade, representada pelas pousadas de charme localizadas nas praias do Toque e Porto da Rua. A área é considerada um dos circuitos de hospedagem mais charmosos do Brasil. As encantadoras pousadas de charme se destacam pelo conforto, aconchego, atendimento personalizado e saborosa gastronomia.

Passo de Camaragibe

Os visitantes se encantam com as belezas naturais do lugar: rios com manguezais, topografia realçada por morros e um mar exuberante e rico na biodiversidade dos recifes de corais. As praias de Marceneiro e dos Morros encantam pela tranquilidade do lugar, com o som do vento nas palhas dos coqueiros transmitindo momentos de magia.

Barra de Santo Antônio

O município se divide entre a simplicidade da vida dos seus nativos e a grandiosidade de alguns monumentos históricos da arquitetura holandesa do século 18. A maior riqueza é o seu patrimônio natural, possui um grande rio margeado por manguezais, belas praias como Tabuba, Carro Quebrado e a Ilha da Croa. A praia de Carro Quebrado é quase deserta, composta por falésias, que são formações montanhosas que possuem várias cores, coqueiros e águas claras de temperatura agradável.

Paripueira

A cidade tem um potencial invejável. Possui complexo turístico, com restaurante, recreação e barcos; aconchegantes pousadas, barezinhos e outros serviços, que completam a infraestrutura do lugar. Destaque também para as praias enfeitadas por vastos coqueirais, a exemplo de Costa Brava e Sonho Verde, onde o mar é calmo devido à formação de recifes de corais. Aliás, é no mar de Paripueira que se encontra a maior concentração de piscinas naturais do Brasil.

Maceió

Maceió é a capital de Alagoas. Belíssima cidade contornada por uma enseada de encantadoras praias, numa extensão de 40 km de litoral emoldurado por coqueiros, pelo mar azul intenso, com piscinas naturais a 2 km da orla e 22 km de lagoa – a Mundaú -, que banha o Pontal da Barra, habitado por pescadores e rendeiras que produzem o filé, artesanato alagoano. Rico patrimônio histórico, tombado e preservado; rede hoteleira de qualidade; restaurantes nacionais e internacionais; Aeroporto internacional; Porto; Centro de Convenções; teatros; rico folclore e feiras de artesanato integram a infraestrutura turística e satisfazem às expectativas de quem visita a cidade.

Marechal Deodoro

Cidade histórica e detentora de um potencial natural e cultural invejáveis. Fica às margens de um complexo de lagunas formado por ilhas e mangues. A antiga capital de Alagoas possui um expressivo acervo histórico, diversificado artesanato e um dos maiores polos gastronômicos do Nordeste, localizado no povoado de Massagueira. O município de Marechal Deodoro também é conhecido por suas belas praias, sendo a mais famosa a Praia do Francês, um badalado balneário com infraestrutura e muitas opções de lazer. O mar tem uma cor azul cristalino, protegido por um paredão de recifes, espaço ideal para o mergulho de contemplação, e parte de mar aberto, com ondas fortes, própria para a prática do surf.

Barra de São Miguel

Barra de São Miguel conta com infraestrutura turística e é banhada por lagoa, rios e mar. A prática de canoagem nas águas do rio Niquim, os mergulhos para admirar a vida marinha e os passeios de barco pela lagoa, cercada de mangues, são alguns atrativos do município, conhecido também por suas belas praias. A praia Niquim é cortada por um paredão de recifes, que forma uma imensa piscina. Outro grande atrativo local é o passeio de barco até o vizinho município de Roteiro, onde, entre a lagoa e o mar, fica a Praia do Gunga, um recanto paradisíaco formado por uma ponta de areia branca, que avança mar adentro emoldurada por coqueirais.

Jequiá da Praia

Jequiá da Praia é um recanto ecológico dotado de um ecossistema rico em flora e fauna e complexo lacustre formado por três lagoas, rios e várias praias exóticas. A praia de Jacarecica do Sul é deslumbrante, contornada por formações rochosas avermelhadas, denominadas falésias, com aproximadamente 30 metros de altura, que refletem o seu colorido nas águas do mar. Outra praia bastante admirada é a da Barra de Jequiá, conhecida como Duas Barras, que oferece estrutura turística: pousada, restaurante, barcos para passeios entre suas belezas naturais.

Coruripe

A beleza de Coruripe se destaca pela singularidade de seus atrativos. O povoado do Pontal de Coruripe é um atraente destino turístico, conhecido pela exuberância de sua praia e pelo artesanato confeccionado à base da palha de ouricuri. No local há belas pousadas e restaurantes, que atendem satisfatoriamente o visitante. O artesanato, no povoado, divide espaço com o da palha de taboa, comercializado pela Associação das Artesãs de Feliz Deserto, município onde a natureza revela seu esplendor, a exemplo da praia do Maçunim, que fica a 12 km de Pontal de Coruripe.

Piaçabuçu

Piaçabuçu oferece passeios voltados ao ecoturismo. Os amantes de natureza poderão se deliciar com trilhas nas dunas, voos panorâmicos de paraquedas e passeio de lancha rápida. O passeio de barco leva os turistas para ver o encontro das águas do Rio São Francisco com as do Oceano Atlântico. Prestigie o belíssimo artesanato local, fotografe o pôr do sol nas dunas douradas de Piaçabuçu. Não deixe de experimentar, inclusive, o delicioso picolé de Piaçabuçu, que é vendido nos passeios às dunas.

dunas-3-amanhecer-nas-dunas-foto-andre-dib

Foto: André Dib

Fonte: Turismo & Negócios

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title