Home
Descubra por que a Calistenia ressurgiu e vem ganhando cada vez mais adeptos Reviewed by Praias Alagoanas on . O graduado em educação física e personal trainer Bira Júnior fala sobre essa modalidade que está ressurgindo e ganhando cada vez mais adeptos, a CALISTENIA. A c O graduado em educação física e personal trainer Bira Júnior fala sobre essa modalidade que está ressurgindo e ganhando cada vez mais adeptos, a CALISTENIA. A c Rating: 0
Você está aqui:Home » Notícias » Descubra por que a Calistenia ressurgiu e vem ganhando cada vez mais adeptos

Descubra por que a Calistenia ressurgiu e vem ganhando cada vez mais adeptos

O graduado em educação física e personal trainer Bira Júnior fala sobre essa modalidade que está ressurgindo e ganhando cada vez mais adeptos, a CALISTENIA.

A calistenia é uma modalidade muito antiga que consiste em exercitar-se utilizando apenas o peso corporal como carga. Movimentos simples como flexão e abdominal são a sua base, mas o que tem feito com que essa modalidade torne-se cada vez mais popular no Brasil e no mundo é a variedade de movimentos e seus diferentes níveis de dificuldade. Exercícios básicos e antigos utilizados nas aulas de ginástica do ensino médio deram lugar a movimentos bem mais complexos e saíram dos ginásios para invadir as ruas, dando origem ao “Streetworkout” , que literalmente quer dizer “treino de rua”. Atualmente, os termos calistenia e streetworkout são sinônimos, tanto que a federação mundial coloca ambas as definições em sua nomenclatura: World Street Workout & Calisthenics Federation’s.

calistenia. Foto Bira JúniorAo passar por um praticante de calistenia realizando qualquer movimento, a primeira ideia que vem a cabeça é: o que esse louco está fazendo? A curiosidade leva muitos a terem o primeiro contato e alguns acabam aderindo à modalidade, aos poucos diversos grupos estão se formando no nosso país, dentre esses grupos o primeiro e maior deles que é o Calistenia Brasil que tem o Luiz Otávio Mesquita como fundador e primeiro brasileiro a competir no mundial em 2013 na Rússia. Atualmente São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais praticantes e com as melhores estruturas no Brasil, porém ainda muito longe das estruturas mundiais onde a modalidade é popular como Rússia, Ucrânia e EUA.

A maioria dos praticantes conhece a calistenia através da internet, pois é imensa a quantidade de vídeos, principalmente no youtube. A primeira impressão é que os movimentos são impossíveis de executar, porém através dos tutoriais que são o passo a passo para cada exercício, aos poucos o impossível vai tornando-se questão de tempo. Isso motiva e dá uma disciplina muito grande para treinar diariamente.  Também conheci a calistenia pela internet e fiquei surpreso com a repercussão dos meus vídeos, logo amigos mais próximos quiseram treinar comigo e assim criamos o grupo Calistenia Maceió. Além de treinar juntos, o grupo permite uma grande socialização entre os integrantes, o ambiente é muito agradável onde damos força um ao outro e compartilhamos a satisfação quando um integrante atinge um determinado movimento (evolução).

calistenia. Foto Bira Júnior 1

Sou graduado em educação física com bacharelado pela UFAL, já dei aulas em academia e atuei como personal, mas nunca tinha me identificado tanto com nenhum esporte, nem mesmo o futebol que pratico desde criança. Meu maior objetivo é tornar a calistenia cada vez mais popular e resgatar a ideia inicial, pois ao contrário do que muitos pensam a modalidade não foi criada para atletas e sim para o público geral: idosos, crianças, portadores de necessidades especiais, etc. A diversidade de estímulos como isometria, força dinâmica, pliometria, alongamentos, entre outros, proporciona inúmeros benefícios à saúde, tais como: ganho de força, hipertrofia, potência muscular e flexibilidade respectivamente.

Como em qualquer outra modalidade esportiva é fundamental salientar a importância de um profissional habilitado para acompanhar a prática dos exercícios, pois é muito comum a ocorrência de lesões, devido às pessoas assistirem aos vídeos e executarem os movimentos sem o devido preparo. É preciso respeitar as progressões e ir avançando com calma.

Um dos maiores atrativos da calistenia é treinar em ambientes abertos junto à natureza, sejam parques, praças, praias e até mesmo em casa. Maceió tem o privilégio de possuir uma orla linda. Já existe em várias cidades estrutura de calistenia montada na própria areia da praia; sonho de qualquer praticante. Recentemente a prefeitura de Maceió instalou uma base na Ponta Verde, foi uma ótima iniciativa, mas a base é bem limitada e pequena. É preciso criar parques maiores para incentivar e aumentar significativamente o número de adeptos, pois treinar em grupo é bem mais motivador.

Escrito por Bira Júnior – profissional de calistenia. Contato: (82) 9956-5780 e 8703-3168

calistenia. Foto Bira Júnior 2

Movimento L-SIT com base humana, Calistenia. Foto: Bira Júnior

calistenia. Foto Bira Júnior 3

Foto: Bira Júnior

calistenia. Foto Bira Júnior 4

Movimento PLUNCHE, Calistenia. Foto: Bira Júnior

calistenia. Foto Bira Júnior 7

Movimento L-SIT, Calistenia. Foto: Bira Júnior

calistenia. Foto Bira Júnior 6

Movimento BACKLEVER, Calistenia. Foto: Bira Júnior

calistenia. Foto Bira Júnior 5

Alguns integrantes do grupo Calistenia Maceió. Foto: Bira Júnior

 

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo