Home
Curiosidades sobre a vida dos animais marinhos Reviewed by Praias Alagoanas on . O que são animais marinhos? São animais que vivem principalmente no mar ou exclusivamente neste. Já existem muitos animais marinhos conhecidos, e mais um bocado O que são animais marinhos? São animais que vivem principalmente no mar ou exclusivamente neste. Já existem muitos animais marinhos conhecidos, e mais um bocado Rating: 0
Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » Curiosidades sobre a vida dos animais marinhos

Curiosidades sobre a vida dos animais marinhos

O que são animais marinhos?

São animais que vivem principalmente no mar ou exclusivamente neste. Já existem muitos animais marinhos conhecidos, e mais um bocado deles para serem descobertos devido a grandeza e profundidade dos mares.

Eles possuem esta denominação porque os animais de água doce não sobreviveriam na água salgada, devido a sua perda de água por osmose.

Muitos animais marinhos são bem inteligentes, tais como os golfinhos que possuem o cérebro mais completo do que o de humanos.

Abaixo estão listadas algumas curiosidades sobre os animais marinhos mais conhecidos.

Tartaruga Marinha

As tartarugas, assim como outros animais, infelizmente estão em extinção devido ao grande aumento da poluição nos mares.  Elas sobrevivem em águas de clima tropical e subtropical.

Ao todo são conhecidas sete espécies de tartarugas marinhas. A maioria destas espécies vivem migrando de oceano para oceano, orientando-se a partir do campo magnético terrestre.

A maior já registrada é a tartaruga de couro, que chega a pesar 600 quilos, 2 metros de comprimento e 1,5 metros de largura.

Peixe Borboleta

O peixe borboleta é bastante conhecido devido a beleza de sua forma e cores. Geralmente é encontrado em aquário.

Possui um focinho em forma de tesoura e uma minúscula boca, através da qual captura pequenos animais e camarões.

O peixe borboleta vive normalmente próximo a corais e navios naufragados.

Peixe Voador

O peixe voador chega a levantar um voo de até 6 metros de altura para fugir do inimigo.

Alguns plainam no espaço de 50 a 100 metros.

Peixe Boi

O peixe boi é um animal que pode viver tanto em água salgada quanto em água doce. Dependendo da espécie, pode chegar a pesar 800 kg e medir 3 metros. A origem de seu nome deve-se ao formato de sua boca, que é semelhante à de um boi.

Este animal é mamífero e herbívoro, e exerce um papel bastante importante no controle natural de ervas. O triste é que este animal está em extinção.

Uma pequena população de peixe boi pode ser encontrada no litoral norte de Alagoas, e por este motivo muitos turistas vão até lá em busca de conhecer este simpático e dócil animal marinho.

Baiacu

O baiacu é um peixe que possui um dos venenos mais poderosos do mundo, na maioria das vezes é fatal.

Quando se sente ameaçado ele infla, esta a forma pela qual a maioria das pessoas o conhecem. Nos demais momentos, possui um formato quadrangular.

Sua alimentação é a base de cracas, parasitas que vivem grudados na pele das baleias, caranguejos, vermes e caracóis do mar.

Baleia

A baleia é um animal mamífero e por este motivo, respira como tal através dos pulmões.

Sua comunicação dá-se através de assobios e estalos. Entre animais da mesma família existe uma comunicação bem singular que há tempos vem sendo estudada por biólogos.

Moreia

As moreias são animais parecidos com as cobras, uma vez que não possuem nadadeiras ventrais nem peitorais, sendo assim movimentam-se na areia rastejando e nadam a partir da ondulação de seus corpos.

Seu habitat dá-se em tocas próximos a corais, e sua alimentação é bem diversificada, sendo composta de animais que se aproximam de sua toca. É conhecida por ter um bote bem rápido, uma vez que quando avista um animal próximo a sua toca rapidamente o abocanha e o carrega para dentro da mesma.

Existem atualmente mais de 30 espécies de moreias somente no Brasil, incluindo moreias grandes, pequenas e de diferentes cores.

Polvo

O polvo é um molusco e por este motivo possui um corpo mole e oito braços com ventosas que circundam sua boca. Defende-se a partir da liberação de tinta negra.

Devido a sua estrutura ser bem maleável, ele pode esconder-se de seus predadores em locais seguros. Quando sob forte correnteza, ele consegue agarrar-se a pedras, devido as suas fortes ventosas.

Lagosta

É possível encontrar estes animais marinho em todo o litoral brasileiro. Possuem hábitos noturnos. Durante o dia permanecem escondidas e a noite saem em busca de alimento.

Algumas pessoas consideram as lagostas como sendo “urubus” marinhos, isto porque elas se alimentam na maioria das vezes de animais mortos. Desta maneira, as lagostas realizam a limpeza dos mares.

Estes animais são alvo de caçadores devido a sua grande procura pela gastronomia, devido ao seu delicioso sabor e alto custo.

Por este motivo, em sua maioria possuem baixa expectativa de vida, se não fossem alvo dos pescadores o tempo de vida dos animais seria muito alto, alto em torno de 30 anos.

A lagosta parece um camarão, porém gigante, e seu gosto também é semelhante ao do camarão, só que mais forte.

A procura excessiva por lagostas, deu origem a uma lei que regulamenta o período certo de pesca destes animais e desta maneira assegurar a sobrevivência das espécies.

Golfinho

Os golfinhos são considerados um dos animais mais inteligentes da Terra e podem ser encontrados em águas tropicais e temperadas.

A sua forma de comunicação está sendo estudada a algum tempo, sendo conseguido uma série de avanços até então.

Água Viva

A água viva é um animal que possui sua boca no meio de seu corpo e ao redor dele, tentáculos.

Uma curiosidade sobre este animal é que o mesmo não possui ossos, coração e nem cérebro. Sua sensibilidade se dá através de receptáculos localizados em seus tentáculos.

As águas vivas quando em contato com pessoas podem originar queimaduras que em sua maioria causam apenas ardor no local afetado. No entanto, algumas espécies de águas vivas possuem em seus tentáculos substâncias que são letais.

Ouriço do mar

Os ouriços do mar possuem espinhos abundantes, rígidos e quebradiços que podem penetrar na vítima quando esses animais são pisados ou esbarrados, causando vermelhidão e dor.

Estrela do mar

A estrela do mar é classificada como um equinodermo, mesma classe dos ouriços do mar. Por este motivo possui um corpo simétrico e ausência de circulação sanguínea. O que circula em seu corpo é a própria água do mar.

Tanto sua alimentação quanto suas excretas são realizadas através de um orifício localizado em sua parte central.

A maioria das estrelas do mar conhecidas possuem 5 braços, através dos quais se levam os alimentos até seu orifício central, no entanto algumas estrelas do mar chegam a possuir até 500 braços. Existe uma infinidade de formas e cores de estrelas do mar.

Lula

A lula é da mesma família do polvo, porém ela possui menos flexibilidade do que este devido à presença de um esqueleto interno.

É uma ótima e rápida nadadora, isto devido ao formato de seu corpo e também ao seu sistema hidrodinâmico, bastante eficiente.

A lula, possui oito braços e dois tentáculos. Os braços servem para capturar o seu alimento e os tentáculos possuem função reprodutiva.

Existem lulas de todos os tamanhos, assim como as lulas gigantes e as lulas colossais, que durante muito tempo foram consideradas como sendo histórias de pescadores. No entanto, são de verdade mesmo, e são verdadeiros monstros marinhos.

Tubarão

São considerado um dos mais fascinantes animais da Terra e talvez o mais fascinante do mar, e por este motivo, o tubarão é um animal do qual se realiza mais pesquisa sobre animais marinhos.

Podem ser encontrados em todos os oceanos do planeta. Até o momento já foram catalogadas mais de 400 espécies de tubarão e todas elas de instinto caçador. Todos os tubarões são dotados de instrumentos precisos de caça tais como a captação de sinais eletromagnéticos.

Caranguejo

Estes animais marinhos são muito apreciados pela gastronomia, em especial da brasileira.

Os caranguejos são um dos animais mais primitivos que existem e com mais espécies encontradas até hoje. São crustáceos que possuem 10 patas, inúmeras variedades de comportamentos e de sabores ao longo do litoral brasileiro.

O caranguejo é classificado como um animal que vive preferencialmente no mar, porém não somente nele, mas também em água doce e habitat terrestre. Existem espécies herbívoras e outras carnívoras, dependendo do local onde vivem.

Siri

O siri é frequentemente confundido com o caranguejo. E isto não é mais para menos, pois estes dois animais são bastante parecidos. A diferença entre eles é que o siri possui um par de pés em forma de pinça, diferentemente do caranguejo que não o tem.

No Brasil existem menos espécies de siri do que de caranguejo, até o momento são conhecidas 14 espécies de siri.

O siri é um animal carnívoro que se alimenta de moluscos, peixes e até mesmo de outros crustáceos.

Assim como os caranguejos é também bastante apreciada pela culinária e os pratos elaborados com os mesmos são procurados por turistas que visitam o litoral brasileiro.

É interessante conhecer as curiosidades da vida animal, através delas percebe-se a diversidade das espécies de animais, bem como as características dos mesmos. Talvez se estudando um pouco mais sobre a vida animal, o homem se dê conta do quão importante é preservar e cuidar do ambiente em que vive.

Esperamos tê-los ajudado. Muito obrigado e até a próxima!

Escreva aqui nos comentários o que você achou desse nosso artigo. E se você tem alguma dica para compartilhar, por favor, compartilhe!

Alagoas é um paraíso!

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo