Conheça um pedacinho do artesanato alagoano Reviewed by Praias Alagoanas on . Das portas e janelas das casas, nos dois lados de uma comprida rua, transbordam cores vibrantes nos mais variados formatos. Assim é o Pontal da Barra, também co Das portas e janelas das casas, nos dois lados de uma comprida rua, transbordam cores vibrantes nos mais variados formatos. Assim é o Pontal da Barra, também co Rating: 0
Você está aqui:Home » Notícias » Conheça um pedacinho do artesanato alagoano

Conheça um pedacinho do artesanato alagoano

Das portas e janelas das casas, nos dois lados de uma comprida rua, transbordam cores vibrantes nos mais variados formatos. Assim é o Pontal da Barra, também conhecido como Bairro das Rendeiras, localizado logo na entrada de Maceió. O local tornou-se internacionalmente famoso pela confecção do filé, o tipo de renda mais tradicional de Alagoas, feito de fios trançados pelas mãos habilidosas das artesãs sobre uma tela com rede de pesca. As principais características são o colorido e a infinita variedade de pontos e formas geométricas.

Herança da colonização portuguesa, o artesanato que servia como distração para as mulheres do período colonial atravessou os anos sendo passado de mãe para filha. Sentada à beira da calçada as rendeiras levam a tradição adiante. Elas fazem paninho de mesa, toalha, vestido, cachecol, echarpe… a criatividade é o que determina o tipo de peças fabricadas. Tudo que você imaginar dá pra fazer com filé.

Hoje, os homens também trabalham na produção e comércio da renda, que é a principal fonte de sustento para muitas famílias – só no Pontal existem mais de 400 lojas.

Além do Pontal da Barra, quem quer levar um pedacinho da cultura alagoana para casa têm à disposição pelo menos outras três ótimas opções. No centro de Maceió, o Mercado do Artesanato reúne cerca de 100 artesãos que produzem peças em barro, couro, palha e até a partir de palitos de fósforos.

Na orla da praia de Pajuçara, o Pavilhão do Artesanato e a Feirinha do Artesanato oferecem painéis, louças, vestidos, bolsas, camisetas, bonés, toalhas, bordados, filé, esculturas, e incontáveis lembrancinhas com motivos da cultura local.

cats4. Foto Marco Antônio-Secom Maceió

Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

cats3

Foto: Divulgação

cats2

Foto: Divulgação

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title