Home
Conheça as comidas típicas da festa junina alagoana Reviewed by Praias Alagoanas on . Comidas típicas de festa junina alagoana Engana-se quem pensa que Alagoas é procurada somente devido às suas belas paisagens, muitas pessoas vão a este estado a Comidas típicas de festa junina alagoana Engana-se quem pensa que Alagoas é procurada somente devido às suas belas paisagens, muitas pessoas vão a este estado a Rating: 0
Você está aqui:Home » Notícias » Conheça as comidas típicas da festa junina alagoana

Conheça as comidas típicas da festa junina alagoana

Comidas típicas de festa junina alagoana

Engana-se quem pensa que Alagoas é procurada somente devido às suas belas paisagens, muitas pessoas vão a este estado atrás de sua diversidade cultural e gastronômica, em especial nos meses de junho e julho que são os meses em que ocorrem estas festividades.

No entanto estas festividades ocorrem ao longo de todo o ano, em diversos municípios alagoanos.

Os turistas ficam de fato encantados com a qualidade e sabor das comidas típicas de São João que são oferecidas a eles em todo o estado alagoano.

Festa Junina

As festas juninas, também conhecidas como festas de São João, são festas tradicionais em todo o Brasil, e ocorrem principalmente entre os meses de junho e julho.

Apesar de tradicionais, as festas juninas dependendo do local em que ela é realizada possui características deste local, que são refletidas na arte, dança e gastronomia. No entanto, em todas elas existem as famosas comidas para festa junina, que são para muitos, o grande motivo da festa.

Em muitas regiões do Brasil, percebe-se a miscigenação entre as culturas europeia, africana e indígena.

Origem

A origem da festa junina deu-se na Europa como sendo uma festa pagã e na Idade Média foi incorporado ao calendário católico, como comemoração aos santos Santo Antônio, São João e São Pedro, todas no mês de junho.

As festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos colonizadores portugueses, são festas em que se comemoram à fartura das colheitas que eram realizadas.

Pratos típicos de festa junina

De acordo com a região na qual ela é realizada, algumas alterações podem acontecer na gastronomia, entretanto algumas comidas são comuns em todas elas e são denominadas de comidas típicas de São João. Abaixo está a lista de comidas de festa junina:

  • Pamonha;
  • Curau;
  • Cuscuz;
  • Canjica;
  • Arroz doce;
  • Bolo de milho;
  • Cocada;
  • Paçoca;
  • Bolo de fubá.

Além dos pratos à base de milho são comuns também o consumo de pinhão e castanhas.

Quermesses

As quermesses, que são festas juninas populares criadas com o intuito de arrecadar dinheiro para a igreja. São famosas por suas diversas barraquinhas contendo iguarias da época e também pelas brincadeiras que são realizadas durante as mesmas, tais como pescaria, tiro ao alvo, argolas, pau-de-sebo, correio elegante, dentre outras.

São João

 

 

Comidas típicas da festa junina alagoana

Os pratos típicos servidos durante as festas têm como base o milho, tais como pamonha, milho cozido, milho assado, mungunzá, cuscuz de milho, curau, bolo de milho, bolo de fubá, pipoca, dentre outros, no entanto, não é só estes alimentos que são servidos durante as festividades.

A tradicional pamonha, ganha diversas variações além do simples doce e salgada. Algumas delas, são recheadas com queijo, goiaba, doce de leite, linguiça calabresa, e outros tantos recheios que se possa imaginar.

O cuscuz é bastante tradicional nos estados nordestinos, e é um prato feito à base de farinha de tapioca.

Em Alagoas e nos demais estados da região Nordeste do Brasil, a canjica é denominada de mingau de milho branco. E é feito com o milho, leite comum e muitas vezes com leite de coco e açúcar. Este é de fato um prato típico que deve ser apreciado quando visitar estes locais.

Já o arroz doce, feito basicamente através do cozimento do arroz em leite, pode ser acrescido de leite condensado, cravo, canela, raspas de limão e de demais iguarias.

Quanto as bebidas os grandes destaques são: vinho quente e quentão. O quentão é uma bebida bastante conhecida no Brasil e consumido em dias frios é uma bebida feita com pinga acrescida de água, gengibre, açúcar, canela, cascas de laranja e cravo. Esta é a receita base, de acordo com a região do Brasil ela pode sofrer alterações.

O Vinho quente, além do próprio vinho recebe a adição de um pouco de água, frutas picadas, canela e cravo.

Essas duas bebidas devem ser ingeridas bem quentes e em dias frios.

Festas Juninas e Brincadeiras

Além das comidas típicas as brincadeiras no dia de São João são também bastante conhecidas e esperadas. Dentre elas estão:

  • Pescaria;
  • Corrida de saco;
  • Corrido do Saci-Pererê;
  • Pau de sebo;
  • Correio elegante;
  • Quebra Pote;
  • Entre outras.

Trajes típicos

As roupas utilizadas são aquelas que as pessoas que viviam em sítios e fazendas utilizavam antigamente. Os homens sempre de camisa xadrez, calças remendadas e chapéu de palha na cabeça e as mulheres com vestidos de chita rendados e tranças nos cabelos.

Danças típicas

As danças mais populares nas festas juninas são a quadrilha, o lundu, o bumba-meu-boi e o cateretê.

Festa Junina em Alagoas, quando ocorre?

As festas juninas em Alagoas ocorrem quase sempre no final do mês de junho e tem duração de dez dias de muita folia, alegria e comilança. Em muitas cidades há shows todas as noites para garantir o arrasta-pé do pessoal. Durante as festanças, misturando-se turistas com nativos da região.

Além dos shows existem ainda os trios de forró, apresentações de bandas locais e também o Concurso de Quadrilhas Juninas Forró & Folia.

Artesanato

O estado de Alagoas conta também com talentosíssimos artesãos que com suas mãos habilidosas fazem arte com os mais variados tipos de material. Esta é talvez uma das principais características do artesanato alagoano, a diversidade de materiais, cores e formas.

Os trabalhos são feitos em palha, cerâmica, madeira, fibra de coqueiro e incluem bordados e rendas, riquíssimos em detalhes. As técnicas são passadas de geração em geração e conservam a cultura local, em especial o bordado filé que já existe a mais de 200 anos.

Existem feira de artesanato em vários locais do estado e elas podem ser visitadas durante o dia e também a noite pelos turistas.

Praias

Os turistas que vem em busca das festas juninas que ocorrem na maioria das vezes durante a noite, durante o dia aproveitam das belíssimas praias de Alagoas, em especial a praia do Gunga e Maragogi.

Sendo assim, conhecer o estado de Alagoas durante as festas de São João é uma boa pedida para os amantes de arte, cultura e belezas naturais, uma vez que podem apreciar a cultura local que vem sendo transmitida de geração em geração, saborear uma excelente comida com pratos típicos de festa junina dentre outras iguarias do Nordeste e ainda durante o dia aproveitar a beleza paradisíaca das praias deste local.

Esperamos tê-los ajudado, bom passeio, muito obrigado e até a próxima!

Escreva aqui nos comentários o que você achou das nossas dicas. E se você tem alguma dica para compartilhar, por favor, compartilhe!

Alagoas é bonito demais

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo