Home
Conheça a Serra da Barriga – Quilombo dos Palmares Reviewed by Praias Alagoanas on . Situada no município de União dos Palmares, a nove quilômetros de Maceió (capital do estado de Alagoas), a charmosa Serra da Barriga tem muita história para con Situada no município de União dos Palmares, a nove quilômetros de Maceió (capital do estado de Alagoas), a charmosa Serra da Barriga tem muita história para con Rating: 0
Você está aqui:Home » Aventura e Ecoturismo » União dos Palmares » Passeios em União dos Palmares » Conheça a Serra da Barriga – Quilombo dos Palmares

Conheça a Serra da Barriga – Quilombo dos Palmares

Situada no município de União dos Palmares, a nove quilômetros de Maceió (capital do estado de Alagoas), a charmosa Serra da Barriga tem muita história para contar. Lá, onde viveram mais de 20 mil pessoas entre os anos de 1597 e 1695, milhares de escravos rebelados se refugiaram durante o período de dominação da Coroa Portuguesa.

E, para atestar essa importância histórica do local, o alto das matas fechadas da Serra recebeu no ano de 2007 o primeiro (e único) parque temático sobre a cultura negra do Brasil: o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Baseado em relatos e documentos históricos, o local reconstitui a mais significativa batalha de resistência à escravidão da era colonial brasileira.

Nele, como numa “maquete viva”, a história é recontada em “réplicas” das edificações mais importantes desse quilombo – o maior, mais duradouro e organizado refúgio de escravos das Américas. Lá reinou o icônico Zumbi dos Palmares, herói negro que acabou assassinado no dia 20 de novembro de 1695, data que hoje comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.

O memorial

As paredes de pau a pique, a cobertura vegetal e as inscrições em banto e yorubá levam os visitantes a uma viagem no tempo e dão vida a antros históricos como o Onjó de farinha (Casa de Farinha), Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Oxile das ervas (Terreiro das Ervas), o Batucajé (palco de manifestações artísticas e culturais), as Ocas indígenas e a Muxima de Palmares (Coração de Palmares). Construções essas que dão ao visitante uma noção de como era a vida no local.

Para complementar a vivência da época, o memorial tem pontos de áudio com músicas e textos, em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano), que narram o cotidiano no Quilombo dos Palmares e revelam os costumes dessa cultura.

Ao longo do espaço, ainda, mirantes oferecem vistas fantásticas da paisagem da Serra da Barriga. E o restaurante Kúuku-Wáana (banquete familiar) fecha o passeio: o local prepara pratos típicos da culinária afro-brasileira.

A entrada para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é gratuita. Aproveite o passeio e mergulhe pela história do Brasil colonial.

cats1

Foto: Site Serra da Barriga

cats2

Foto: Edvantur Turismo

cats3

Foto: Site Serra da Barriga

cats4

Foto: Semptur AL

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Voltar para o topo