Conheça a Rota do Cangaço Reviewed by Praias Alagoanas on . A Rota do Cangaço tem início na cidade de Piranhas, em Alagoas, município tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O trajeto feito durante o passeio é o mesm A Rota do Cangaço tem início na cidade de Piranhas, em Alagoas, município tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O trajeto feito durante o passeio é o mesm Rating: 0
Você está aqui:Home » Rio São Francisco » Piranhas » Passeios em Piranhas » Conheça a Rota do Cangaço

Conheça a Rota do Cangaço

A Rota do Cangaço tem início na cidade de Piranhas, em Alagoas, município tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O trajeto feito durante o passeio é o mesmo caminho percorrido pela volante militar em sua busca pelo bando de Lampião e Maria Bonita.

Os guias, vestidos de cangaceiros, levam os visitantes até a Grota do Angico, onde o grupo de foras-da-lei foi massacrado. A saída do passeio acontece no cais de Piranhas. De lá, o público embarca em um catamarã que navega por alguns dos trechos mais bonitos do Rio São Francisco até Poço Redondo, em Sergipe.

O percurso de 12 quilômetros é todo realizado ao som de forró, estilo musical típico do nordeste, e também pelas histórias sobre o cangaço que são contadas por guias especializados. Essa parte da aventura dura cerca de meia hora, tempo para o turista observar as belas paisagens propiciadas pelo “Velho Chico”, como o rio é carinhosamente chamado.

A vegetação da caatinga cobre os morros de paredões rochosos, o que resulta em um cenário exuberante. É possível ainda observar a rotina dos ribeirinhos que pescam ou circulam pela região em pequenos barcos. Depois do catamarã atracar na praia de Forquilha, os viajantes chegam em um local de estrutura simples, mas agradável. O espaço conta com restaurante e uma pequena loja. A partir do desembarque, são 700 metros de caminhada em uma trilha estreita.

A área verde é bem preservada, e o passeio é bastante agradável. No trajeto, há momentos de descanso em que os guias relatam o que aconteceu no dia 28 de julho de 1938, quando 11 cangaceiros do bando de Lampião sofreram uma emboscada, foram mortos e, em seguida, decapitados. Ao final da trilha, os turistas permanecem no restaurante Angico, onde podem desfrutar de um almoço com comidas típicas do sertão como farofa cangaceira e bala de doce de leite. Também é permitido banhar-se no Rio São Francisco.

A outra companhia que opera o mesmo passeio é o Cangaço Eco Parque, que oferece alimentação, tendas para relaxamento e rota guiada. Porém, o passeio é um pouco mais longo e abrange 1,5 quilômetro porque inclui uma parada no povoado de Entremontes, no distrito de Piranhas. A localidade é conhecida pela produção de ponto-cruz e bordado de rendedê.

Mais informações sobre a Rota do Cangaço

Ambas as empresas que realizam o passeio têm acessibilidade para visitantes de todas as idades e cobram R$ 50 por pessoa. Com o  restaurante Angico, esse preço inclui a navegação pelo rio. A trilha é opcional e há uma taxa de R$ 5 para o guia. No local de almoço, também optativo, o tempo de permanência é de cerca de 3 horas.

Já para o Eco Parque, o passeio de catamarã estende-se até o Entremontes, com uma parada de 20 minutos. No receptivo, o almoço é eletivo. Com essa companhia, a caminhada até a Grota do Angico é de graça. A duração da estada é de 3 horas em média. Os barcos saem do Porto de Piranhas de terça a domingo às 8h45min.

Rota do Cangaço 3. Foto Waldson Costa-G1

Foto: Waldson Costa/G1

Rota do Cangaço 1. Foto Waldson Costa-G1

Foto: Waldson Costa/G1

Rota do Cangaço 5. Foto Vania B-TripAdvisor

Foto: Vania B/TripAdvisor

Rota do Cangaço 4. Foto Site Matraqueando

Foto: Site Matraqueando

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title