Conheça a história do Naturismo no Brasil Reviewed by Praias Alagoanas on . Homenagem à data de nascimento da capixaba Dora Vivacqua, em 1917. Mais conhecida como a vedete e bailarina Luz dei Fuego, ela foi a principal representante do Homenagem à data de nascimento da capixaba Dora Vivacqua, em 1917. Mais conhecida como a vedete e bailarina Luz dei Fuego, ela foi a principal representante do Rating: 0
Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » Conheça a história do Naturismo no Brasil

Conheça a história do Naturismo no Brasil

Homenagem à data de nascimento da capixaba Dora Vivacqua, em 1917. Mais conhecida como a vedete e bailarina Luz dei Fuego, ela foi a principal representante do naturismo no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Luz andava nua com uma jibóia enrolada no corpo e fundou o Partido Naturista Brasileiro em 1950. Também criou, no Rio de Janeiro, a Ilha do Sol, o primeiro clube para a prática no país. Em 1967, Luz foi assassinada por pescadores que queriam roubar a pólvora de sua ilha, e seus seguidores não deram continuidade a seu trabalho.

Fonte: Livro: A origem de Datas e Festas

De acordo com o a Federação Internacional de Naturismo (International Naturist Federation, em inglês), fundada em 1953 em Montalivet, na França, o conceito de naturismo pode ser definido como “um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente”.

No Brasil, essa nudez social em contato com a natureza teve como precursora a atriz Dora Vivacqua, chamada de Luz del Fuego, que entre os anos 1950 e 1960 criou o primeiro clube naturista do país na Ilha do Sol, no Rio de Janeiro, onde andava nua enrolada numa cobra. Não à toa, o dia em que ela nasceu, 21 de fevereiro, é comemorado até hoje com o dia do Naturismo no Brasil.

Mas o movimento naturista em terras tupiniquins ganhou força mesmo a partir dos anos 80, quando os peladões ganharam um lugar para tirar a roupa sem que isso fosse encarado como atentado violento ao pudor e resultasse em prisão. Uma lei municipal oficializou a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, como o primeiro reduto naturista do país em 1981.

Nos dias atuais, o naturismo em grupo ocorre oficialmente nos 12 destinos naturistas no país que são reconhecidos pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN).

Fonte: Portalpower

Em Alagoas não existe praia de naturismo.

naturismo 1

Créditos na imagem

naturismo 2

Foto: Divulgação

naturismo 3

Foto: Divulgação

Alagoas é bonito demais

Deixe um comentário

© 2017 Praias Alagoanas - Portal de Turismo em Alagoas.

Menu Title
Voltar para o topo
Menu Title